Praias de Peruibe


A cidade de Peruíbe está localizada sobre uma extensa planície costeira. Sua topografia é portanto bastante plana, apenas com poucas ondulações. A parte costeira é muito extensa, apresentando um aspecto retilíneo. São 8 km de orla com quiosques padronizados e uma boa infra-estrutura turísticas, composta de chuveiros, banheiros, ciclovia, calçadão e estacionamento. No total são 32 km de praias.

Grande parte da sua área está dentro da Estação Ecológica Juréia-Itatins, reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade, e é considerada o Portal da Juréia.

Praia da Piaçaguera

Na divisa de Peruíbe com Itanhaém, inicia esta praia cuja extensão de terra nua é usada apenas para extrativismo de areia quartizoza sob domínio de Governo Federal. Em 1956 a Vale do Ribeira Indústria e Comércio de Mineração S/A na área do TANINGUA retirava areia de fundição, substâncias minerais industriais. Ótima praia para a prática da pesca amadora.

Praia do Arpoador

É com certeza uma das mais belas praias da região. Chega-se a ela através de trilhas supervisionadas por monitores ambientais ou de barco pelo mar. Possui ainda duas cachoeiras que desaguam na praia. A ocorrência de boas formações de ondas atraem inúmeros surfistas. - See more at: http://www.peruibest.com.br/turismo/praias/praia-do-arpoador.htm#sthash.30LWdXwx.dpuf.

Praia da Baleia

Esta pequena praia encontra-se entre as encostas do Guarauzinho e do Arpoador. Seu nome deve-se ao fato do mar ter arremessado em suas pedras uma enorme baleia, a aproximadamente 90 anos. Ainda hoje há vestígios de alguns ossos do mamífero. O acesso à praia é feita através de trilha, entre mata densa. Entre o Guarauzinho e a praia da Baleia encontra-se a Pedra do Capacete e a Pedra Santa.

Barra do Una

Praia pitoresca de uma Vila de pescadores à beira mar, com características ainda naturais, de excelente qualidade. Pode-se avistar o Maciço da Juréia, Pico Dedo de Deus, Pogoçá, os rios, costões, lindas ilhas, manguezais e restingas. É uma praia inserida dentro da Estação Ecológica da Juréia-Itatins, sendo totalmente conservada e preservada. Distante a 27 km do centro da cidade. Extensão de 2.150 m.

Praia Brava

Localizada na Estação Ecológica Juréia-Itatins, seu acesso é por uma trilha após travessia do rio Guaraú. Com 279 metros de extensão e 59 metros de largura média, sendo que a areia é fina e as ondas grandes e constantes. Apenas duas famílias caiçaras residem no local. O seu uso é apenas de pesquisa científica e educação ambiental.

Praia do Caramborê

Localizada no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins, o acesso se dá através da estrada Guaraú - Una ou pela trilha do Imperador. Existem duas corredeiras, cujas nascentes vertem na serra. Sua extensão é de 543 metros de areia batida e a largura média de 107,5 metros não possuindo ocupação de entorno. Águas mansas e esverdeadas.

Praia do Costão

Encerra-se nos contrafortes da Serra dos Itatins, localizando-se entre o rio Preto e os costões da Serra dos Itatins, fazendo, portanto, parte da APA federal. Tem à sua volta os costões rochosos, com vegetação da mata atlântica, uma “ducha” de água límpida e potável com nascente na serra sendo uma boa opção para um refrescante banho. Sua extensão é de 567 metros com largura média de 80 metros, sendo a areia firme e fina. O mar é calmo com ondas pequenas. Na ocupação do entorno há algumas edificações, com fins residenciais e comerciais.

Praia Desertinha

Localizada na Estação Ecológica Juréia-Itatins, o acesso se dá pela estrada do Una. Sua extensão é de 319 metros, com largura média de 69 metros A areia é fina e firme, apresentando ondas médias e constantes. Utilizada apenas para pesquisa científica e educação ambiental.

Praia do Guaraú

Localizada no bairro de mesmo nome, entre a Serra do Mar e o Rio Guaraú, possui uma extensão média de 1.527 metros, largura média de 77 metros. Suas areias são finas e suas águas são claras. Bem a frente estão as Ilhas do Guaraú e Guararetama. Água salgada, água doce, areia, rochas, montanhas com vegetação primária e secundária, e várias edificaçõess residenciais e comerciais.

Praia do Guarauzinho

A margem direita do Rio Guarau, pequena praia alojada entre os contrafortes do Morro do Fernando e a ponta do Arpoador. O Guarauzinho abriga costões, cachoeiras, rio e mata tropical atlântica. Localizada no Garça Vermelha, o acesso é feito através da estrada do Guaraú. Com uma extensão de 650 metros e largura média de 70 metros, possui, ainda, areias finas. É utilizada apenas para pesquisas científicas e de educação ambiental, pois faz parte da Estação Ecológica Juréia Itatins.

Praia do Indio

Denominada também como praia do Pesqueiro, localizada entre a praia do Costão e a Prainha. O nome de praia do Índio deve-se ao fato de que, há alguns anos, residia nesta praia, solitário, um índio sendo que sua "casa" era dentro de uma fenda na rocha. Seu acesso é mais difícil, pois é feito por duas trilhas bastante íngremes, pelas encostas da serra do Guaraú.

Praia do Juquiazinho

Localizada no interior da Estação Ecológica Juréia Itatins, o acesso se dá através do rio Guaraú. Com 1.310 metros de extensão e 57,50 metros de largura média. As ondas são médias e a areia é firme e fina. Suas águas são calmas e límpidas. Tem um costão bastante rochoso e a montanha, onde a Mata Atlântica é vista sem descaracterização.

Praia Parnapua

Localizada na Estação Ecológica Juréia - Itatins, o seu acesso é feito por uma trilha após a travessia do rio Guaraú. Fica entre as praias de Parnapuã e Brava, a Ilhota do Boquete e outras menores fazem parte da Laje de Parnapuã. Com 769 metros de extensão e 80,5 metros de largura média, sua areia é fina e firme. Somente três famílias caiçaras residem no local, sem contudo descaracterizar a flora e fauna local. Sua utilização é apenas para pesquisas e educação ambiental.

Prainha

Localiza-se entre a praia do Costão e a praia do Guaraú, sendo o acesso feito pela estrada Peruíbe – Guaraú. Possui 345 metros de extensão e 38,50 metros de largura média, sendo a composição e textura da areia fina e tipo monazítica. Oferece uma das mais belas vistas panorâmicas do município, avistando-se costas rochosas e ilhas, podendo-se, ainda, praticar pesca amadora, esportes náuticos e outras opções de lazer. O estado natural de conservação é bom.

Praia Preta

Esta praia é bem pequenina e está entre a Pedra Duas Irmãs, que são referências na Carta Náutica. Acesso pelo histórico Caminho do Imperador.

Praia Tapirema

Esta praia é uma continuação da praia da Piaçaquera. Nela encontram-se as Ruínas da primeira Igreja da Companhia de Jesus no Brasil. (Ruínas do Abarebebe) Ela é um marco histórico nacional

Praia Tatuíra

Pequena praia encrostada entre as pedras do costão do Guaraú, a pesca amadora de arremesso tem seus privilégios, visto que está localizada bem de frente para o mar aberto, o que lhe reserva boa profundidade, seu acesso se faz através da praia do Guaraú.

Praia Tatuíra

Pequena praia encrostada entre as pedras do costão do Guaraú, a pesca amadora de arremesso tem seus privilégios, visto que está localizada bem de frente para o mar aberto, o que lhe reserva boa profundidade, seu acesso se faz através da praia do Guaraú.


>